História do Santo Rosário
A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros e conventos, como "Saltério" dos leigos. Dado que os monges e os frades rezavam os salmos, os leigos, que, em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai-Nossos. Com o passar do tempo, formaram-se outros três saltérios com 150 Ave-Marias, 150 louvores em honra a Jesus Cristo e 150 louvores em honra a Virgem Maria.
Segundo uma tradição, a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual com 150 Ave-Marias para meditar a vida (gozosos), paixão (dolorosos) e glória (gloriosos) de Jesus e Maria, mas ainda não havia estabelecido a divisão dos mistérios. Em 1214, Virgem Maria apareceu a São Domingos Gusmão e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então, sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo, acompanhada de incríveis e milagrosos episódios. O simbolismo das 150 Ave-Marias e dos três grupos de mistérios (gozosos, gloriosos e dolorosos) é evidente.Vendo São Domingos que a gravidade dos pecados dos homens estava obstruindo a conversão dos albigenses, adentrou-se numa floresta perto de Tolosa onde orou incessantemente
por três dias e três noites. Durante esse tempo, ele não fez nada a não ser chorar e fazer duras penitências a fim de apaziguar a ira do Poderoso Deus. Ele se utilizou de disciplina tão drástica que seu corpo ficou dilacerado e finalmente caiu em coma. Nessa hora, Nossa Senhora apareceu-lhe acompanhada de três Anjos, e lhe disse: “Querido Domingos, você sabe de que arma a Santíssima Trindade quer usar para mudar o mundo?”
São Domingos respondeu: “Oh, minha Senhora, vós sabeis bem melhor do que eu, pois, depois de vosso Filho Jesus Cristo, vós tendes sido sempre o principal instrumento de nossa salvação”. Nossa Senhora respondeu-lhe: “Quero que saibas que a principal peça de combate tem sido sempre o Saltério Angélico, que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para DEUS, com a oração do meu Saltério.”
"Rezar estas cento e cinquenta saudações angélicas, disse-lhe, é uma oração muito útil, uma homenagem que me é muito agradável. E ainda melhor farão aqueles que recitarem essas saudações com a meditação da VIDA, da PAIXÃO e da GLÓRIA de Jesus Cristo, pois essa meditação é a alma de tais orações."
A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. É uma antiga devoção católica que a Virgem Maria revelou que cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário de todas as devoções é, portanto, tido como sendo a mais importante.
Em quase todas as Suas aparições, Maria Santíssima exibiu e estimulou a devoção do Rosário; numa delas chegou mesmo a oferecê-lo a uma jovem leiteira (nas aparições de Argoncilhe, no norte de Portugal).
Observação importante: em 2002, São João Paulo II sugeriu (não obrigou) e recomendou vivamente que se adicionasse mais um mistério no Santo Rosário, de forma que se contemple nessa oração outros fatos importantes da vida de Jesus, Seu Batismo no Rio Jordão, Seu primeiro milagre em Caná, Seu chamado à conversão, Sua Transfiguração e a Instituição da Eucaristia.
A importância do Santo Rosário
A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
O Santo Rosário é a maior arma contra o demônio, pois ele odeia a oração do rosário! Infelizmente, muitos de nós não entendem a força nem o poder da oração do rosário ou até o acham sem graça e repetitivo, mas essa é a oração que faz o inimigo fugir.
Quando recitado diariamente, é uma arma poderosíssima contra todo dardo inflamado do maligno. Quando recitamos o rosário diariamente, somos revestidos do manto de Nossa Senhora, e satanás se afasta, porque Maria coloca a mão sobre nós; e onde ela coloca a mão, o demônio não coloca a pata.
Na meditação do rosário, vivemos toda a vida pública de Jesus, por isso ele tem de ser rezado diariamente.
Qual a diferença entre Terço e Rosário?
Um terço é quando é rezado apenas um mistério dos quatros mistérios(Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos).
Já o Rosário é quanto reza-se todos os mistérios. Podendo ser rezado todos sem parar, ou ao longo do dia.
Como rezar o Santo Terço/Santo Rosário
O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.
No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.
A oração verbal consiste em recitar quinze dezenas (Rosário completo) ou cinco dezenas do Ave Maria, cada dezena iniciada por um Pai Nosso, enquanto meditamos sobre os mistério do Rosário.
O terço (no sentido de objeto usado para contar as orações) é formado por contas grandes e pequenas, há uma parte inicial constituído por duas contas grandes, três pequenas e um crucifixo.
Iniciando o Santo Terço/Santo Rosário:
-
Antes do início da oração, convém fazer o Oferecimento do terço/Rosário;
-
Segurando a cruz, se faz o "Sinal da Cruz" e reza-se o Credo;
-
Na primeira conta grande, reza-se um Pai-Nosso;
-
Nas três primeiras contas pequenas, reza-se uma Ave-Maria em cada conta da seguinte forma:
- Primeira conta: Ave-Maria, filha bem amada de Deus Pai. Ave-Maria, cheia de graça...
- Segunda conta: Ave-Maria, mãe admirável de Deus Filho. Ave-Maria, cheia de graça...
- Terceira conta: Ave-Maria, esposa fidelíssima de Deus Espirito Santo. Ave-Maria, cheia de graça... -
Na conta seguinte(grande), reza-se um Gloria ao Pai e um Ó meu Jesus;
-
Segurando a medalha central do terço, recita-se o Mistério e o respectivo primeiro mistério correspondente, e logo depois, um Pai-Nosso;
-
Nas dez contas(menores) seguintes: reza-se uma Ave-Maria em cada conta;
-
Na conta grande, finaliza-se a meditação do mistério rezando um Glória ao Pai e um Ó meu Jesus;
-
Nessa mesma conta(grande): Recita-se o próximo mistério e logo em seguida um Pai-Nosso;
E assim, segue-se a recitação do Santo Terço até chegar ao fim do mistério.
Quando terminar o ultimo mistério após o Ó meu Jesus, segura-se a medalha central do terço, reza-se um Salve Rainha e finaliza-se fazendo um Sinal da Cruz.
Observações:
- Não precisar recitar o Salve Rainha se for rezar outro mistério. Ela é rezada quando não for mais meditado outro mistério;
- Quando terminar de rezar o Santo Rosário(todo os Mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos), deve-se rezar a Ladainha de Nossa Senhora.
- Nas contas grandes referentes aos mistérios e recomendado puxar jaculatórias antes de iniciar o mistério a ser meditado. Exemplo de jaculatórias:
- Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!
- São José, rogai por nós!
- São Miguel, rogai por nós!
- São Gabriel, rogai por nós!
- São Rafael, rogai por nós!
- Santa Terezinha, rogai por nós!
- São Padre Pio, rogai por nós!
Os Mistérios do Santo Rosário
Mistérios Gozosos (segunda-feira e sábado)
1. A anunciação de São Gabriel a Maria Santíssima;
2. A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.
3. O nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em uma gruta em Belém.
4. A Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora.
5. A perda e o encontro do Menino Jesus no templo.
Mistérios Dolorosos (terça-feira e sexta-feira)
1. A Oração e a Agonia de Nosso Senhor Jesus Cristo no Horto da Oliveiras.
2. A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
3. A Coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
4. Nosso Senhor Jesus Cristo carregando a Cruz sobre as costas a Caminho do Calvário.
5. A Crucificação e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Mistérios Gloriósos (quarta-feira e domingo)
1. A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
2. A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo aos Céus.
3. A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos no Cenáculo.
4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus em corpo e alma.
5. A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.
Em 2002, o papa João Paulo II sugeriu uma nova série de mistérios, chamados de mistérios luminosos. Esses mistérios não fazem parte do Rosário com as 150 Ave-Marias, que, segundo a tradição, foi constituído pela Virgem Maria para corresponder ao número de salmos e ao ciclo litúrgico do ano, mas estão disponíveis para recitação, sendo eles:
Mistérios Limonosos (quinta-feira)
1. O Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo no Rio Jordão.
2. O primeiro milagre de Nosso Senhor Jesus Cristo, transformando a água em vinho nas bodas de Caná.
3. Nosso Senhor Jesus Cristo anunciando o Reino de Deus e convidando à conversão.
4. A Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo no Monte Thabor.
5. A Instituição da Sagrada Eucaristia na Santa Ceia.
Orações usadas na recitação do Santo Rosário
Credo
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém
Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém
Pai Nosso
Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém
Glória ao Pai
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era, no princípio, agora e sempre. Amém
Ó meu Jesus
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem.
Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Ladainha de Nossa Senhora
Senhor, tende piedade de nós. (Repete-se)
Jesus Cristo, tende piedade de nós. (Repete-se)
Senhor, tende piedade de nós. (Repete-se)
Jesus Cristo, ouvi-nos. (Repete-se)
Jesus Cristo, atendei-nos. (Repete-se)
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Mãe da Igreja, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede de sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de David, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu em corpo e alma, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos.
Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor.
Amém.